Aqueles que já possuem um iate pessoal para passeios ou então viagens marítimas mais longas, sabem que jetskis, botes e até mesmo bicicletas são excelentes alternativas de relaxamento nos momentos de descanso e lazer a bordo, mas e quando o modelo escolhido não possui espaço suficiente para transportar tudo que você gostaria?
Este foi o problema relatado pelo dono de um iate de 87 metros, que encontrou uma alternativa bastante eficiente para esta necessidade: encomendar um catamarã apenas para transportar seus “brinquedos”.
Chamado de Hodor, ele possui pintura cinza furtiva iluminada por uma faixa laranja vibrante que torna o visual bastante impactante e ele poderia ser facilmente confundido com um navio de guerra pronto para entrar em batalha, não fosse o helicóptero Airbus H145 da mesma cor e os tenders de libré espalhados pelo convés superior.
O objetivo é que toda a “bagunça” necessária para o transporte deste tipo de bagagem esteja em uma embarcação dedicada, deixando a nave-mãe livre apenas para o convívio de todos que estiverem a bordo.
O arquiteto naval australiano Incat Crowther é mais conhecido por projetar balsas de catamarã de alta velocidade do que receptáculos para brinquedos como estes, mas a criação de Hodor pode ter aberto as portas também para novos projetos com foco no armazenamento, manutenção, lançamento e recuperação de jet skis, botes e demais meios de transporte em superiates da forma mais eficiente possível.
Baseado na plataforma de balsa rápida de 55 metros de alumínio da Incat Crowther, Hodor foi criado esticando o casco padrão em 11 metros e, em seguida, ajustando-o às especificações exatas do proprietário e da tripulação em tempo integral de 17 pessoas, que administram seu casco diariamente.
O fato do barco ter dois cascos e ser baseado em uma embarcação comercial significa que existem enormes áreas de carga e espaços de armazenamento, isso permite não restringir a quantidade de “brinquedos” a serem transportados. A tarefa de preencher todo este espaço com as coisas mais legais ficou por conta da equipe de Troy Eriksson, primeiro oficial do Hodor.
Na enorme garagem abaixo do convés é possível encontrar nove jet skis, quatro quadriciclos Yamaha, quatro motocicletas de trilha Yamaha TW200, dois botes Laser e um Hobie Cat. O espaço restante já está reservado para um submersível Seamagine Aurora-3, que será entregue em breve. Sua garagem de submarinos está localizada no centro de Hodor e seu sistema de lançamento usa rodízios de ar para localizar desde a garagem até os guindastes de viga.
O convés superior abriga um catamarã Novurania RIB de 7,3 metros, uma embarcação de desembarque Metal Shark de nove metros, um barco esportivo de console central Hydra-Sports 53 de 16 metros com motores quádruplos Seven Marine 627, um Ski Nautique e uma insana 388 Skater Race Boat, capaz de atingir os 240 km/h.
Além disso, dentro dos dois cascos volumosos há uma sala de mergulho abastecida com oxigênio, Nitrox e ar comprimido. Em caso de emergência, o Hodor conta ainda com câmara de descompressão, maca e área de triagem.
Apesar de ser o primeiro do seu tipo, a criação de Hodor já serviu de inspiração para outras encomendas que vêm sendo realizadas à Incat Crowther.